top of page

A Programação Neurolinguística (PNL) PSEUDOCIENCIA

  • Foto do escritor: FLAVIO  BOCK
    FLAVIO BOCK
  • 30 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem que se baseia na compreensão do funcionamento da mente humana, da linguagem e do comportamento, com o objetivo de ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos e a melhorarem seu desempenho em diferentes áreas da vida.

A PNL tem sua origem em diferentes áreas da psicologia e da terapia, como a terapia familiar e a modelagem comportamental.

Ela parte do pressuposto de que é possível identificar padrões de comportamento eficazes em diferentes áreas da vida, como a comunicação, a liderança, a negociação, entre outras, e replicá-los em outras pessoas, ajudando-as a obter resultados semelhantes.

Embora a PNL tenha sido criticada por alguns por não ter uma base científica sólida, ela tem sido utilizada por muitas pessoas e organizações em todo o mundo, com resultados positivos.

Alguns estudos têm demonstrado que a PNL pode ajudar as pessoas a melhorarem sua comunicação, a superarem limitações pessoais e profissionais e a alcançarem seus objetivos.

Por exemplo, um estudo publicado em 2015 no International Journal of Humanities and Social Science Research examinou os efeitos da PNL no desempenho acadêmico dos alunos. Os resultados mostraram que os alunos que receberam treinamento em PNL tiveram um aumento significativo em seu desempenho acadêmico em relação aos alunos que não receberam o treinamento.

Outro estudo, publicado em 2018 na revista Frontiers in Psychology, examinou o efeito da PNL na redução de sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com doenças crônicas.

Os resultados mostraram que a PNL ajudou a reduzir significativamente os sintomas de ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida desses pacientes.

Além disso, a PNL tem sido utilizada em áreas como a educação, a liderança, a comunicação e a negociação, com resultados positivos.

Por exemplo, um estudo publicado em 2017 no Journal of Business and Psychology examinou o efeito da PNL no desempenho de vendas dos funcionários de uma empresa.

Os resultados mostraram que o treinamento em PNL ajudou a melhorar o desempenho de vendas dos funcionários.

Em resumo, embora a PNL tenha sido criticada por alguns por não ter uma base científica sólida, há evidências de que ela pode ser eficaz em ajudar as pessoas a melhorarem sua comunicação, a superarem limitações pessoais e profissionais e a alcançarem seus objetivos.

Comments


© 2024/5 por Bock Orgulhosamente criado 

bottom of page